«Tunisia» - Trogloditas

>> segunda-feira, janeiro 30, 2006



Em Matmata encontramos uma povoação troglodita, muito interessante, onde casas escavadas na montanha servem de abrigo ao intenso calor do dia e ao intenso frio nocturno.

São diferentes de outros povoados trogloditas que visitei na Turquia e no Sul de Espanha, pois estas ao contrário das outras são escavadas no chão e não nas rochas.

Estas “casas” trogloditas consistem num páteo de 5 a 10 metros de profundidade, a partir dos quais um conjunto de pequenos quartos foi escavado na rocha suave da montanha sendo interligados por estreitas passagens. Aí ficam os quartos de dormir, armazenamento de cereais e dos haveres da família. O acesso ao páteo principal é normalmente feito através de um pequeno túnel ou por uma escada de madeira que é retirada em tempos de perigo.



O interior impressionou-me pelo conforto e pela frescura que possuem apesar das altas temperaturas do exterior. Estão normalmente caiados de branco e o chão é coberto de confortáveis tapetes tunisinos. As prateleiras são escavadas nas rochas e possuem apenas o mobiliário essencial.

O nome da cidade de Matmata vem da tribo Berbere que a habita sendo a maior comunidade troglodita activa.

SOBRE ESTE BLOG


JÁ FUI as minhas viagens escritas com luz natural em Itália, New York, Tunisia, Cuba, Paris, Turquia, Londres, Cabo Verde, Holanda... AGORA APENAS SOU.

ESTÃO NESTE MOMENTO A OLHAR AS LUZES

  © Blogger templates Romantico by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP