«Tunisia» - Cartago
>> quinta-feira, fevereiro 16, 2006
«
Cartago foi uma potência do mundo antigo, disputando com Roma o controle do Mar Mediterrâneo. Dessa disputa originaram-se as três Guerras Púnicas, após as quais Cartago foi destruída.
É hoje um bairro de Túnis e um sítio arqueológico e turístico importante, tendo sido classificado Património Mundial pela UNESCO em 1979.
Fundada por colonizadores fenícios Cartago tornou-se a capital de uma república marítima muito poderosa, que substituiu Tiro no Ocidente, criou colonias na Sicília, na Sardenha, na Espanha, enviou navegadores ao Atlântico norte e sustentou contra Roma, sua rival, as longas guerras conhecidas pelo nome de guerras púnicas (264-146 a.C.).
Entre os séculos V e III a.C. envolveu-se em frequentes hostilidades com a Grécia e a Sicília. Foi nesta última que Cartago teve seu primeiro choque com Roma, e as três Guerras Púnicas acabaram com a destruição da cidade em 146 a.C.
A cidade foi arrasada até aos seus alicerces e o chão foi salgado (colocado sal) para que nada nele crescesse. Esta atitude extrema deve-se ao fato de Cartago ter sido a única potência que podia concorrer pelo domínio do Mediterrâneo ocidental. Roma e Cartago estão sensivelmente colocadas no eixo central do Mediterrâneo ocidental. Assim apenas havia espaço para um império marítimo neste mar interior.
Refundada por César e Augusto como colonia romana (século I a.C.), novamente adquiriu grande prosperidade e sua população cresceu a ponto de se tornar a quarta maior cidade do Império Romano, com uma população estimada de meio milhão de habitantes. Tornou-se a verdadeira capital da África romana e da África cristã.
O vândalo Genserico ocupou a cidade em 439 e estabeleceu ali sua capital, mas em 533-534 Belisário expulsou os vândalos e a partir de então, até sua captura e destruição pelos árabes em 697, a cidade permaneceu como parte do Império Bizantino e entrou em decadência.
»
in Wikipedia
1 CLICKS:
Tão bonito!
Enviar um comentário